quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vereadores em Brasília.

Dos muitos desafios enfrentados pelos vereadores ao longo do mandato, pode-se destacar, sobretudo, a constante necessidade de fazer com a sociedade tome conhecimento das atribuições dos vereadores.
Ao ser eleito o vereador assume o compromisso com a sociedade de atuar na fiscalização dos atos do poder executivo, de apresentar e propor projetos de interesse da sociedade. Neste sentido, as demandas e expectativas dos próprios eleitores em relação aos seus representantes, tornam necessário o constante aprimoramento político, através, por exemplo, da troca de experiências entre parlamentares e do conhecimento dos caminhos burocráticos que percorrem as matérias legislativas. Num país democrático, mas com discrepâncias econômicas, geográficas, climáticas e culturais, problemas nas áreas da saúde, segurança, infraestrutura, aproximam os desiguais na busca por soluções. Na capital do país, pequenos ou grandes municípios têm a mesma possibilidade de conseguirem recursos desde que apresentem projetos e cumpram as orientações dos órgãos competentes. A possibilidade de conhecer este processo, superando as barreiras que existem entre a prática e a teoria, motivou os vereadores Adilson Appolinário, Marcius Machado e Nilton Freitas a percorrem dois mil km até Brasília.
A comitiva de vereadores da região serrana seguiu de ônibus no último dia 13 de setembro e retornou a Lages no dia 20. No retorno, durante a sessão de segunda-feira, 22, eles relataram a experiência a qual, avaliaram como positiva e com resultados práticos.
De acordo com Adilson Appolinário, um projeto para convênio na área da saúde no valor de R$ 600.000,00 se encontrava paralisado, segundo a pasta responsável em Brasília, por falta de cópias de certidões de negativas, ainda que em Lages, a Secretaria da Saúde afirme ter enviado os documentos. “ Agora que tomamos conhecimento disso, a Secretaria reenviará os documentos para que o convênio se efetive, possibilitando diversas melhorias para os postos de saúde nos bairros Bela Vista e Santa Helena”, destaca Adilson Appolinário.
Com informações da Assessoria de Imprensa,
Texto: Keltryn Wendland

Nenhum comentário:

Postar um comentário