terça-feira, 5 de abril de 2011

VEREADORES SE REUNEM COM SEC ESTADUAL COSTINHA




Os vereadores do Legislativo Lageano se reuniram na tarde desta sexta-feira, dia 1º de abril, com o secretário de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo César da Costa, o Costinha. O vice-prefeito de Lages, Luiz Carlos Pinheiro, também participou da reunião que aconteceu na sede da Câmara de Vereadores.


Na ocasião, o secretário de estado explicou quais são as prioridades de sua pasta, em especial, para o interior do estado, preservando o Modelo de Desenvolvimento Catarinense, descentralizado e desconcentrado. Por ser a região com o menor índice de desenvolvimento do estado, a Serra Catarinense deve ter uma atenção especial, assegura Costinha.



Melhoria de Gestão



Costinha abordou alguns dos pontos essenciais que sua secretaria pretende aprimorar. O primeiro objetivo é melhorar a gestão pública em nível estadual. De acordo com o secretário, Santa Catarina investiu de 10 a 11% de sua receita líquida em 2010, o que representa aproximadamente R$1,2 bilhão. “Somos o estado que menos gasta em custeio e o que mais investe em receita líquida. No entanto, precisamos melhorar estes investimentos”, disse. Para isso, a equipe da Secretaria de Assuntos Estratégicos deve visitar técnicos de gestão e matriciais (gerenciais) no estado e discutir modelos de gestão para o desenvolvimento das diversas regiões de Santa Catarina.



Infraestrutura



O segundo ponto destacado por Costinha é a necessidade de aprimorar a infraestrutura de transporte. Uma das iniciativas deverá ser a duplicação das rodovias estaduais que possuem um grande fluxo de veículos. Em relação ao sistema ferroviário, as obras da Ferrovia da Integração que vai ligar Itajaí (Leste) a Chapecó (Oeste), e da Ferrovia Litorânea, que se estenderá de São Francisco do Sul (Norte) até Imbituba (Sul), deverão iniciar em 2011.


Santa Catarina deverá investir também no transporte aéreo. “Ter aeroportos em funcionamento é fundamental para atrair novos investimentos. Empresas globais não se instalam em regiões que não possuam um aeroporto com linhas regulares e tarifas”, afirma o secretário. O Aeroporto Regional de Correia Pinto deverá estar entre aqueles que passarão por melhorias. De acordo com Costinha, a operacionalidade deste vai representar um grande salto para o desenvolvimento da Região Serrana.



Prospecção de novas empresas



Outra das prioridades do governo Raimundo Colombo é atrair um grande número de empresas para o estado. O secretário Costinha afirma que o atual governo tem mantido conversas constantes no sentido de cooptar empresas multinacionais que buscam se instalar no país. “Um fator importante é que as diversas regiões de Santa Catarina já não dependem de uma monocultura em relação à economia, o que atrai oportunidades de negócios nos mais variados segmentos. (...) Melhorando a infraestrutura no estado, conseguiremos a efetivação de várias delas”, acredita.


Para Lages, já existem tratativas avançadas para a instalação de novos empreendimentos. Em breve, o município deverá receber duas ou três empresas que deverão abrir um grande número de postos de trabalho. Costinha comentou ainda que o fomento ao setor terciário, através de iniciativas como o Parque Órion, é o melhor caminho para que Lages avance rapidamente no aspecto de distribuição de renda.



Texto: Everton Gregório


Nenhum comentário:

Postar um comentário