terça-feira, 22 de maio de 2012

Comissão vai acompanhar os trabalhos para implantação do serviço de cardiologia



A sessão especial que ocorreu na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (21) resultou em um grande avanço em se tratando da possibilidade de implantação dos serviços de cardiologia em alta complexidade. De acordo com os proponentes da reunião, vereadores Toni Duarte (PPS) e Adilson Appolinário (PSD), uma comissão deve acompanhar os trabalhos para que efetivamente Lages se torne referência nesse tipo de atendimento.

“Este é um assunto bastante discutido aqui na Câmara, agora que sabemos a situação de cada um dos envolvidos no processo vamos correr atrás para que isso se torne realidade”, diz o vereador Toni. Adilson destaca que a comissão deve ser formada por aqueles que estão relacionados diretamente ao assunto, que são: os governos estadual e municipal, através das secretarias de Saúde, a Amures, o Legislativo lageano e os profissionais da área de cardiologia.

HNSP não tem interesse

A gerente regional de Saúde, Beatriz Montemezzo, disse, em nome do secretário Dalmo de Oliveira, que o Estado já sinalizou que Lages pode ser mais um centro de referencia, a exemplo de Rio do Sul, que hoje atende uma população de cerca de 800 mil pessoas. “O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres pode ser o local para oferecer os serviços, mas a direção disse que não tem interesse”, destaca.

A Casa recebeu um oficio datado de 20 de fevereiro de 2012, em que o diretor administrativo, Canísio Isidoro Winkelmann, informa a impossibilidade de credenciamento em cardiologia de alta complexidade em função de toda a estrutura já estar comprometida com outros serviços. Ele diz ainda que seria necessária uma UTI cardiológica, além de ajustes internos de leitos para internação, adequação do centro cirúrgico e maior estrutura de equipamento e pessoal.

Quem se manifestou em relação ao local para receber os pacientes foi o presidente da Amures, prefeito Amarildo Gaio. Ele diz que se a direção do Nossa Senhora dos Prazeres realmente não tem interesse, a melhor maneira é buscar outra instituição que possa oferecer o atendimento. “Recurso tem, agora precisamos fazer a tarefa de casa”, diz. Ele lembra que os municípios da região já fazem o repasse de recursos na programação pactuada integrada, ou seja, os recursos vêm para a região para o atendimento de média e alta complexidade.

Lages tem condições de oferecer os serviços

A respeito de algumas exigências para o credenciamento, o diretor clínico da Cardiolages, Eriton de Abreu, diz que houve algumas alterações, o que possibilita a implantação dos serviços. “O Ministério da Saúde exigia que a população atendida fosse de 500 mil pessoas, agora esse número baixou para 300 mil”, exemplifica. O médico afirma que não existe dificuldade operacional para começar os trabalhos. “Se fosse para iniciar amanhã, teríamos todas as condições de atender”, diz. Ele coloca a Cardiolages como parceira. “De nossa parte há interesse de oferecer os serviços, seja no HNSP ou em qualquer outro lugar”, afirma.

Sobre a união dos esforços para o alcance do objetivo, o secretário da Saúde de Lages, Paulo Duarte, diz que esse é o momento, já que o Governador é lageano e quer que isso realmente aconteça. “Existe solução para essa reivindicação da comunidade, mas precisamos equacionar pequenas coisas. Vejo com boa perspectiva”. Ele diz que Hospital Tereza Ramos tem todas as condições de prestar os serviços.


(Fonte:Taina Borges)
Comunicação - Câmara de Vereadores de Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário