sábado, 7 de julho de 2012

Iluminação pública da BR-116 será ligada


O sistema já foi implantado e será ligado nos próximos dias para melhorar a segurança dos pedestres de vários bairros.
O impasse está superado. As lâmpadas às margens da BR-116 serão acessas esta semana e com isso se põe fim, a um problema que apavorava moradores dos bairros Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica e Boqueirão. A prefeitura de Lages assumirá o custo mensal da iluminação pública, estimado em R$ 1.100,70.

A confirmação é do vereador Adilson Appolinário que enviou sexta-feira passada ofício ao Gerente Regional da Celesc, Etamar Eger e ao diretor superintendente da Autopista Planalto Sul, Arthur de Vasconcellos Netto, informando da decisão do município em assumir o custo da iluminação. Ao todo serão energizadas 48 luminárias de 400 watts de vapor de sódio que totalizam 19 kW de carga instalada.
 
Pelo que informou o Appolinário, que esteve inclusive no escritório central da Autopista no Paraná, a Celesc fez um estudo detalhado da rede para informar ao município os custos operacionais. “Este estudo prevê que as lâmpadas permanecerão acessas por 11 horas e 52 minutos diariamente. A implantação da rede e manutenção é responsabilidade da concessionária e a custo da iluminação pública é arcado pelo município. Quem ganha com isso é a população que enfrenta sérios riscos de acidentes na travessia da rodovia”, explica o vereador.

O secretário municipal de Administração, Antônio Arruda acompanhou o estudo técnico da Celesc e recebeu do prefeito Renato Nunes de Oliveira, sinal verde para o município assumir o custo da iluminação pública.

A falta de iluminação foi tema de duas matérias publicadas no Correio Lageano no mês de maio. Na época, as entidades envolvidas não queriam assumir o custo, atendendo apelo da comunidade. As pessoas não entendiam o porque o sistema não era ligado, já que estava pronto.
(Fonte: Clmais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário