quarta-feira, 7 de julho de 2010

DEU NA IMPRENSA.

Lages, 07/07/2010, Correio Lageano

Mais de 300 pessoas devem lotar o plenário da Câmara de Vereadores de Lages, na sexta-feira (9), no encontro regional de prefeitos e vereadores.

O evento proposto pelo vereador Adilson Appolinário, em parceria com a Escola do Legislativo da Serra Catarinense, Uveres e Amures, objetiva debater a crise financeira que enfrentam as prefeituras e buscar
soluções integradas entre prefeitos e vereadores.

Este ano, os prefeitos realizaram um manifesto contra o governo federal com o tema: “Mais dignidade e respeito aos municípios. Também somos entes Federados” e sensibilizaram os vereadores pela causa.

O presidente da Escola do Legislativo, vereador Rodrigo Silva, disse que os problemas dos municípios são comuns e por isso, a proposta de solução tem de ser regionalizada. “Nós vereadores também somos afetados pelas instabilidades econômicas e queremos fazer nossa parte da solução”, defende.

Na última segunda-feira (5), durante a sessão da
Câmara de Vereadores, Rodrigo Silva fez um apelo para que os legisladores abracem a causa em favor dos municípios. O presidente da Uveres, João Cidinei da Silva, reforçou o convite e disse que os mais de 180 vereadores da Serra Catarinense estão sendo convidados para participar dos debates.

O primeiro painel do evento será apresentado às 9h30min pelo secretário executivo da Amures, Gilsoni Albino. Ele mostrará os tópicos do manifesto que levaram os municípios a tomar decisões enérgicas recentemente. O secretário de Finanças de
Lages
, Walter Manfrói, apresentará os procedimentos e dificuldades nas liberações de emendas parlamentares e recursos junto ao governo federal. No encerramento das atividades da manhã, o diretor executivo da Fecam, Celso Vedana, apresentará programas do governo federal e estadual executados pelos municípios.

Para o vereador proponente da discussão, este momento será histórico. “É a primeira vez que estaremos todos debaixo do mesmo teto, os 18 prefeitos e os quase 200 vereadores para discutir problemas que afetam a região. E no final do encontro deve sair um documento assinado pelos prefeitos e vereadores em favor das causas regionais. Isso demonstra que estamos unidos para enfrentar os problemas que atingem a população serrana”, reiterou Appolinário.

A partir das 13h30min, haverá uma mesa de debates com prefeitos, vereadores e a Escola do Legislativo. Haverá também um momento de reflexão sobre a relevância dos vereadores e prefeitos para o contexto eleitoral estadual e federal. Os organizadores prevêem, ainda, espaço para apresentação de dificuldades locais e outras sugestões para serem incluídos no manifesto da região. Até o público presente em plenário poderá se manifestar.

Um dos grandes momentos do encontro será a elaboração de propostas aos candidatos ao governo do estado e governo federal. Os prefeitos e vereadores devem estabelecer uma agenda permanente sobre os problemas identificados. O presidente da Amures, Janerson Delfes Furtado, disse que a ação municipalista ganha um novo fôlego com o apoio dos vereadores. E defende que a adesão dos legisladores municipais será fundamental para o enfrentamento da crise que castiga os municípios e deixa os prefeitos de “mãos atadas”.

Foto: Onéris Lopes

Um comentário:

  1. Sucesso Companheiro,

    Reitero o convite para ver o meu:

    http://ze.salamargo.zip.net/

    Abração,

    José Carlos

    ResponderExcluir