quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dia da Criação da Assoc.Bras. de Relações Públicas...

Um pouco de história

A história da Associação Brasileira de Relações Públicas tem origem no trabalho de pessoas que acreditaram na instituição desta profissão no Brasil. Desde a sua fundação, a ABRP e os demais órgãos de classe de profissionais de Relações Públicas têm trabalhado para estabelecer princípios para nortear suas atividades, ter o reconhecimento público e promover o ensino e prática da profissão com ética, disciplina e lealdade.

Para conhecer um pouco desta jornada é necessário, antes de tudo, recordar o surgimento das Relações Públicas e de sua instituicionalização. Uma das versões mais aceitas propõe que o termo "Relações Públicas", na verdade, apareceu em 1882, na Yale Law School, nos Estados Unidos da América, quando da realização de uma conferência que tinha o título de "The Public Relations and the Duties of the Legal Profession".

O início do século XX nos EUA foi marcado pelo surgimento dos monopólios, concentração de riqueza e insatisfação generalizada dos trabalhadores. A sociedade passou a oferecer grande pressão sobre as empresas e os jornais da época refletiam esta situação. O grande empresário Rockefeller decidiu então contratar Ivy Ledbetter Lee, jornalista que vinha se preocupando com a política discriminatória do mundo dos negócios, que propôs a adoção de medidas radicais para humanizar a corporação aos olhos do povo.
Coube assim a Lee a glória de ter sido o primeiro a colocar em prática os princípios e as técnicas de Relações Públicas. No Brasil, o marco inicial das Relações Públicas ocorreu em 30 de janeiro de 1914, com a criação de um departamento na antiga "The Light and Power Co. Ltda.", concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na capital paulista. Na ocasião, a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, criou o Departamento de Relações Públicas, que foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, que durante 19 anos exerceu as funções de diretor de Relações Públicas da Light.Em seus mais de 50 anos de existência, a ABRP pode contar com profissionais dedicados que colocaram o Brasil na vanguarda da profissão. O reconhecimento da profissão e a instituição do curso de Relações Públicas no ensinos desta luta.

Fonte: ABRP

Nenhum comentário:

Postar um comentário